terça-feira, 5 de agosto de 2014

Viagem internacional - primeiros passos.

Muita gente ainda tem dúvida sobre o que é necessário para fazer uma viagem ao exterior, quais documentos levar, se é preciso passaporte e visto e quando fazer seguro viagem. Inspirados nesses questionamentos de amigos e parentes, resolvi fazer uma série de post explicando cada um desses procedimentos básicos para se fazer uma viagem internacional.
Se você está pensando em viajar para um país que não faz parte do Mercosul, a primeira coisa que precisa ter em mãos é um passaporte. Para países do Mercosul( Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai como membros fundadores; Venezuela, Colômbia, Chile, Equador, Peru e Bolívia como membros associados), basta ter em mãos um documento de identidade válido e em bom estado de conservação emitido até 10 anos antes da data e entrada no país. Não vale RG com foto de criança, nem CNH, por exemplo. Definido o destino da viagem é preciso saber se o país em questão exige de nós visitantes brasileiros a emissão de visto, como é o caso dos EUA. Depois disso vale lembrar que alguns países exigem a contratação de um seguro viagem, embora independente do destino, seja altamente recomendado que você contrate um seguro. No post de hoje vou explicar o que é preciso fazer para obter um passaporte válido. 




Como tirar o passaporte?

A emissão de passaporte é um procedimento super simples e não muito burocrático.
Para um passaporte comum, os documentos necessários são:
1. Documento de Identidade ( RG, Carteira de Motorista, Carteira de Trabalho etc.);
2. Título de Eleitor e comprovante de que votou na última eleição (se você tiver perdido aquele canhoto que o mesário entrega depois da votação, você pode solicitar uma declaração de quitação eleitoral aqui;
3. Para homens maiores de 18 anos é necessário um documento que comprove a quitação com o serviço militar obrigatório. No meu caso, eu levei apenas a carteira de reservista;
4. CPF;
5. Passaporte anterior, se houver.

Separados esses documentos, você vai dar entrada na solicitação de passaporte através do site da Polícia Federal. O formulário é este aqui

Depois do preenchimento será emitido uma GRU no valor de R$156,07 que deverá ser paga até o vencimento, mas quanto antes o pagamento for efetuado, mais cedo você poderá agendar a ida até o Departamento da Polícia Federal mais próximo, onde eles vão checar seus documentos e colher suas digitais. Super simples o procedimento. Aí então é só esperar pra ir buscar o passaporte, que estará pronto, normalmente, uma semana depois.


Passaporte vencendo - como renovar?


Na verdade, não existe renovação de passaporte. Se você tem um passaporte vencido ou vencendo, você deve solicitar um passaporte novo, conforme o procedimento descrito acima.


Para mais informações sobre o procedimento de solicitação do passaporte você pode acessar este endereço aqui.
O passaporte tem duração de 5 anos. É importante lembrar que alguns países como os europeus exigem que o seu passaporte esteja com no mínimo 6 meses de validade para entrada no país. Se seu passaporte em menos de 6 meses de validade, você já pode requerer um novo na Polícia Federal. No próximo post abordarei a questão do visto americano e do seguro viagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário