quarta-feira, 25 de junho de 2014

Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu é uma cidade brasileira conhecida por dividir com a Argentina uma das 7 maravilhas naturais do mundo: as cataratas do Iguaçu. Sendo o terceiro destino nacional mais procurado por estrangeiros, perdendo apenas para o Rio de Janeiro e São Paulo, Foz vai muito além das cataratas. Suas ruas estão repletas de diversidade cultural. É que a cidade abriga ainda um templo budista e uma mesquita árabe. Pela posição geográfica fronteiriça, a partir de Foz é possível conhecer um pedacinho de dois dos nossos vizinhos: Paraguai e Argentina.





Atrações


Itaipu Binacional
A usina binacional de Itaipu é a maior produtora de energia em volume de água do mundo. Divida entre Paraguai e Brasil, a usina surpreende pela imensidão de sua barragem e pela história de sua construção. Há diversos tipos de passeios à escolha, dentre eles, a Visita Panorâmica e o Circuito Especial, este último não permitido para menores de 14 anos.




Parque Nacional de Iguaçu
É aqui onde podemos contemplar o espetáculo das quedas d’água do lado brasileiro. Mas o parque não se resume às cataratas. Com uma estrutura fantástica, o lugar oferece ao visitante atividades pagas à parte como arvorismo, rafting e famoso o Macuco Safari. Isso tudo em meios a trilhas com uma vegetação de tirar o fôlego e a presença de quatis, borboletas e, pasmem, onças (mas dizem que ela só sai à noite).



Parque das aves
Localizado próximo ao Parque Nacional de Iguaçu, o Parque das Aves é um espetáculo à parte. Apesar do nome, o lugar conta com a exposição de diversas espécies de animais, não apenas aves. O contato com a natureza é íntimo: em uma parte do parque é possível adentrar em uma gaiola imensa cheia de Araras. E no fim do passeio o visitante ainda pode escolher entre tirar uma foto com uma cobra ou com uma arara!



Parque Nacional Iguazú – Argentina
A poucos quilômetros da fronteira entre Brasil e Argentina, está o parque de onde é possível admirar as belíssimas cataratas do lado dos hermanos. O Parque não conta com a mesma infra-estrutura do lado brasileiro, mas a vista é mais bonita e de lá podemos admirar as quedas d’água mais de perto.



Marco três Fronteiras
O legal daqui é tirar uma foto com o obelisco brasileiro e procurar o Paraguaio e o Argentino. Mas não passa disso: um lugar para uma foto, sem grandes atrações e até um pouco isolado.



Ciudad del Este
Atravessar a Ponte da Amizade a pé para comprar alguns produtos (nada de falsificações, hein) a excelentes preços faz parte da rotina dos iguaçuenses. Mas nada de muambas! Na cidade paraguaia é possível comprar bons produtos de marcas famosas, porém atente-se para o valor limite de importações por via terrestre ($300) para não ser taxado na hora de cruzar a ponte de volta para o Brasil.



Mesquita Árabe
Foz do Iguaçu abriga uma enorme comunidade árabe no país. A visita à Mesquita é uma boa oportunidade para entendermos melhor um pouco da cultura muçulmana e de seus costumes. Mas os reflexos dessa cultura não se restringem à mesquita: andando por Foz é possível ver inúmeros e convidativos restaurantes árabes.



Templo Budista
O templo budista fica um pouco afastado da cidade e o acesso é até um pouco difícil, mas vale muito a pena. Cheio de esculturas, incluindo um buda enorme, o lugar é excelente para fotos e sua energia de paz e tranquilidade é incrível!



Duty Free Puerto Iguazu
Localizado logo após a fronteira do Brasil, antes do parque das Cataratas do lado argentino, está o Duty Free Puerto Iguazu, um aconchegante free shop para quem quer comprar alguns suvenires a bons preços. Na verdade, os preços não são tão impressionantes, apesar de menores que os praticados no Brasil, mas o espaço é ótimo para quem procura perfume, maquiagens e algumas roupas de marcas famosas. Lembre-se de não ultrapassar a cota de compras por via terrestre de $300,00 para não ter problema com a receita.



Quando ir?

Qualquer momento é bom para se emocionar com espetáculo da imensidão das cataratas. Mas a grande diferença se dá nos meses de verão e inverno: no verão as cataratas ficam mais suaves e a água é azul cristalina. No Inverno, devido a vazão máxima, a água fica turva, com uma coloração levemente marrom. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário