sábado, 9 de agosto de 2014

7 passos para conseguir uma boa tarifa de hotel

Essa semana o New York Times publicou um artigo com 7 passos para ajudar a encontrar um hotel mais barato. Adaptando uma coisa ou outra (especialmente os sites) para nós brasileiros o artigo contém ótimas dicas.
Segue o artigo traduzido:


Existem muitas maneiras de brigar por uma oferta para um quarto de hotel, e não importa quão boa seja a barganha que você encontrou: você ainda fica preocupado se poderia ter encontrado uma oferta melhor.

O método mais óbvio para procurar por descontos é explorar o preço e a lista de hotéis em diferentes sites de reservas, como o Hoteis.com e o Orbitz.com. Mas indo um pouco mais fundo, existem incontáveis maneiras de encontrar tarifas "inéditas" em redes de hotéis que acham que não serão capazes de vender todos os quartos a preços cheios ou mesmo a preços com descontos. O problema: há tantas opções e tantas informações que é fácil ficar sobrecarregado. 

Para domar esse mundo selvagem, eu elaborei um processo em cinco passos (com dois passos de rodada bônus) e o testei planejando uma viagem imaginária de 5 dias para Paris durante o feriado do Labor Day (uma espécie de dia do trabalho para os americanos). Embora a mesma estratégia deva funcionar para a maioria dos tipos de viagens, sinta-se livra para fazer adaptações conforme sua situação exija. (Para obter mais dicas sobre como encontrar ofertas de última hora em hotéis, leia a coluna do meu colega Stephanie Rosenbloom esta semana.)


Este guia, é claro, é para viajantes de baixo orçamento. Aqueles com bolsos mais flexíveis podem simplesmente ver sites como o Small Luxury Hotels of the World. 

Eu também vou ignorar estratégias de hospedagem pelo outro extremo dos preços: hospedagem com amigos, ou com um membro de um site de troca de hospedagem, como o Couchsurfing; hospedagem em alguergues; ou mesmo outras alternativas, como sites de aluguel por temporada, como o AirBnb e o Homeaway. Estamos à procura de hotéis reais.

Mas se você está procurando por um quarto decente e bem localizado - talvez até um com um pouco mais de estilo - esses passos te ajudarão a chegar perto da melhor oferta possível.

1) Fazer o reconhecimento do terreno
Vá em um site de reservas online que já seja bem conhecido, coloque suas datas, ajuste os filtros - especialmente aqueles que envolvem custos e localização ("spa" e "campo de golfe" são irrelevantes, por exemplo) - e navegue pelas suas escolhas, prestando atenção em comentários de usuários, políticas de cancelamento e se todas os impostos estão incluídos. Anote suas principais escolhas.

Claro, cada um desses sites são muito diferentes, o que se tornou óbvio quando eu fui procurar pela hospedagem em Paris. Orbitz, por exemplo, é tão inflexível que não há sequer filtros para preços. Ainda assim eu não podia ignorar um código de desconto de 10% sobre a tarifa dos quartos - e, para minha surpresa, o código funcionou em quase todas as vezes em que eu o apliquei em meu teste. 

Em sempre tinha achado que o Booking.com tinha uma ampla gama de opções econômicas nas partes mais estranhas do mundo, mas isso era verdade até mesmo em Paris, onde o site ofereceu duas vezes mais propriedades que o Orbitz. O Hoteis.com ofereceu a melhor opção de filtros, usando barras de deslizamento que me permitiam escolher com precisão o preço limite ($110 por diária) e uma classificação mínima (2,5 de 5).

Eu acabei com algumas opções para uma linha de base: the Pavilion Nation, $500 pelo Booking.com. Consegui o mesmo hotel por $480 pelo Orbtiz, usando o código de desconto de 10%; e o Hotel Audran, no Montmartre, cotado em $440.


2) Verifique o preço (e faça uma nova pesquisa)
Próximo passo: verifique os preços que você encontrou no Kayak.com, o qual agrega preços de outros sites (isso lhe permite verificar vários hoteis de uma só vez)

O mesmo quarto no Pavilion Nation estava disponível por $382 pelo getaroom.com; porém nenhum outro site conseguiu superar o preço do Hoteis.com para o Audran. Depois disso, eu verifiquei o preço dos dois através dos sites dos próprios hotéis, que às vezes têm descontos adicionais.

Em seguida, faça sua pesquisa inteira através de outros sites de busca, que às vezes são melhores que os sites já conhecidos. Além do Kayak, existem algumas outras opções:

Hipmunk me surpreendeu pelo seu novo sistema de mapeamento que aparece ao lado da sua sugestão de hotel e ainda oferece "heat maps", para ver quais pontos da cidade são os melhores para comida ou vida noturna. (ele também é o único site americano que mostra opções do Airbnb e Homeaway ao lado de hoteis)

A principal vantagem do Trivago é que ele procura cerca de 200 sites de reserva, o que significa que em boa parte das vezes ele vai encontrar preços menores que os outros, embora você não deva esperar um serviço de primeira em sites desconhecidos caso você precise fazer uma alteração depois. E se você já passou um tempo usando os intermináveis recursos de planejamento do Tripadvisor, você também pode fazer sua reserva por lá, já que o site oferece opções de pesquisa de preços. 

Passei a maior parte do tempo no Hipmunk, com filtros fáceis de usar cloquei para ordenar os hoteis por "ecstasy", seu misterioso mas útil algorítimo. O resultado número 1 na busca parecia bem atraente e eu o adicionei à minha lista: Element Hôtel, por $405 com localização central e muito bem avaliado.

Agora eu tinha 3 escolhas por aproximadamente $100 por noite, com taxas inclusas. Mas esses eram todas por tarifas normais de venda, publicadas nesses sites de buscas e fáceis de encontrar. Era hora de tentar algumas das melhores maneiras de encontrar tarifas inéditas. 


3) Procure tarifas escondidas
Se você quer um janela para o mundo de descontos inéditos, mexa um pouco no getaroom.com. Esse site oferece ofertas que expiram rapidamente, por exemplo, e quartos de "hotéis dentro de hotéis", como aquele dentro do complexo MGM Grand em Las Vegas, vendido com a tarifa intitulada "Luxury Suits International at The Signature". Mas as coisas ficam muito estranhas, pois o site pede para você ligar para o call center para conseguir tarifas inéditas (tão século XX!).

Eu coloquei minhas datas para Paris e o getaroom.com revelou um desconto relâmpago ("termina em três horas") para um hotel de boa aparência e com bons comentários. O Villa Lutèce Port Royal, 4 noites pro $450. Então eu liguei para o call center. Uma mulher com uma voz muito suave baixou imediatamente o preço para $378. Adicionei o Villa Lutèce à lista!


4) Procure por um pacote promocional
Se você já tem um voo reservado, ou vai ficar por mais tempo no destino, pacotes promocionais não irão funcionar. Mas esse simples bate-volta New York - Paris é exatamente o tipo de viagem em que um pacote pode ser a chave de tudo. (Viagens durante o inverno para destinos ensolarados também funcionam muito bem). Fui no página de pacotes do Kayak que me encaminhou para uma oferta promissora no Priceline.com: uma viagem de ida e volta para dois em um voo direto para Paris saindo de New York mais quatro noites de hospedagem no Crowne Plaza Paris-Republique por $2.505. O tarifa mais barata com voo direto para minhas datas era de $2.503.

Em outras palavras, 4 noites em um hotel de 4 estrelas iria custar 50 centavos por noite. Eu até entrei com contato com o Priceline para ter certeza que não havia tarifas escondidas. Eles disseram que o voo pode me cobrar pela bagagem - até aí eu já sabia. Assumindo que eu não tinha voo reservado, essa opção claramente era a vencedora até agora. 


5) Vá em grupos de ofertas coletiva.
Alguns dos descontos mais afiados vêm de sites como Priceline e Hotwire. Você tem que decidir o nível de estrelas e uma ampla área geográfica e então dê um lance (como acontece com o Priceline) ou escolha uma tarifa de desconto (como acontece no Hotwire e Priceline's new Express Deals). Apenas quando você é cobrado no cartão de crédito é que você saberá onde você irá ficar - às vezes em um lugar não tão bom, mas nunca, em minha experiência, em um lugar terrível. Ainda assim, eu só vou em ofertas coletiva como último recurso, geralmente quando economizar significa mais do que qualquer outra coisa. (Para um final de semana romântico, por exemplo, isso é definitivamente um risco).

Para as datas em Paris, o Priceline oferece uma oferta expressa em um três estrelas na área do Marais-Republique pro $345. Nada mal. O Hotwire uma oferta muito similar na mesma área por $341 - talvez até no mesmo hotel.

Agora revise suas opções e faça sua escolha. Se eu fosse pelo pacote ou pela oferta do Priceline, tudo estava pronto. Para qualquer uma das outras opções, eu teria mais duas etapas. 


6)Dê um telefonema
Ligue para o lugar que você escolheu (pelo Skype, para economizar). Diga a eles que você está prestes a fazer uma reserva o hotel deles com, vamos dizer, o Hoteis.com, e pergunte se eles não lhe dariam um desconto para reservar diretamente com eles. Hotéis normalmente pagam 20 a 30% de comissão para sites de reserva. Então, racionalmente falando, eles podem querer dividir a diferença com você. Às vezes funciona, às vezes não. Depende muito de quem atende o telefone e de que poder ele tem. Em lugares pequenos, sempre peça para falar com o gerente. (Você também pode pedir um desconto por e-mail se for melhor ou se achar que o seu inglês ou do local não são dos melhores)


7) Ajustes de última hora
Esse último passo só se aplica se você fez uma reserva com cancelamento grátis, e nunca com um hotel de baixo custo. Teoricamente, você poderia verificar todo dia para procurar por melhores tarifas. Ou se cadastrar em sites como o Yapta.com, que te enviará alertas quando o preço muda. Mas vamos ser razoáveis. À medida que sua data de viagem se aproxima (e também a data limite de cancelamento da reserva), tente uma de muitas ofertas de última hora em sites e apps que eu analisei no último verão. Se existe uma melhor tarifa, pegue-a.

E - você está fora para Paris. Claro, deu muito trabalho, mas vai ficando mais fácil com a prática. É certo que nunca foi tão fácil quando clicar em Small Luxury Hotels os the World - como eu fiz só de brincadeira. Só me levou três minutos para escolher o Hotel Relais Christine, no site de uma abadia medieval, na aba esquerda. Custo: $2,688, não reembolsável. Mas não é uma oferta, então talvez o preço esteja disponível até a minha próxima vida.




Para ler o artigo original em inglês, é só clicar aqui,

Nenhum comentário:

Postar um comentário