quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Fazendo um seguro viagem internacional

Dando continuidade aos posts sobre os primeiros passos para uma viagem internacional, hoje iremos abordar a questão do seguro viagem. Passaporte, visto e passagens em mãos, é hora de escolher um bom seguro que irá lhe amparar em situações de emergência no exterior. Lembrando que em muitos países a contratação de um seguro é obrigatória, mas mesmo que você esteja viajando para aqueles países que não exigem um seguro, é altamente recomendado que você contrate um. Facilita inclusive sua passagem pela imigração.








O que é um seguro viagem?
Basicamente é um seguro que vai cobrir suas despesas em caso de alguns imprevistos, como acidentes, extravios de bagagem etc. Alguns seguros também cobrem despesas para alteração de viagem por motivo específico. Na verdade a cobertura vai depender do plano a ser contratado, cabendo a você ler os itens incluídos na apólice e verificar quais despesas estarão cobertas.


Qual a hora certa para contratar um seguro?
Depois de comprada as passagens aéreas, quando você já tem definido o tempo de permanência no destino.


Os valores dos planos variam conforme o tempo de permanência?
Sim, se você vai passar uma semana, vai pagar muito menos do que se fosse passar 3 semanas. Alguns seguros cobram os valores não por dias, mas por semanas. Da seguinte maneira: se vou passar 7 dias, equivale a uma semana. Se vou passar 10 dias, equivalente a uma semana + 3 dias, mas eles cobram como se fossem duas semanas.









Mas afinal, qual seguro contratar?
Aí é uma pergunta muito pessoal e que depende do propósito principal da sua viagem. Se eu vou viajar a negócios pra Buenos Aires, é bem menos provável que algum acidente ocorra na minha viagem. Agora se estou viajando para esquiar no Vale Nevado no Chile, já corro bem mais riscos e devo caprichar na hora da escolha do seguro! Algumas companhias aéreas tem parceria com seguradoras e na hora da compra da passagem eles já te oferecem um seguro. Normalmente, tem desconto, então vale a pena.


E o seguro do cartão de crédito? Funciona?
Bom, se o seu cartão de crédito oferece algum tipo de seguro para viagens internacionais, você deve ler as apólices para saber o que realmente eles cobrem. Alguns cartões oferecem apenas uma quantia em dinheiro para casos de morte ou invalidez. Outros já oferecem uma cobertura maior, então pode viajar tranquilo com o seguro do cartão. Minha opinião pessoal é que se você faz mais de uma viagem internacional por ano, vale a pena investir em um cartão de crédito com uma anuidade mais cara mas que ofereça seguro para viagens ao exterior. No meu caso, utilizo o Visa Platinum. E dependendo do seu relacionamento com o banco, eles podem até te isentar da cobrança de anuidade.


Dica: antes de usar o cartão de crédito, eu contratava o seguro da Mondial. É o único que tenho experiência e minha família já passou por um perrengue em uma viagem. Fomos ressarcidos com o valor total dos gastos. Precisamos apenas enviar o comprovante do valor dos gastos quando já estávamos no Brasil. Foi uma situação de emergência e não deu tempo de contatar a própria Mondial durante o incidente.




Bom, passaporte, visto, passagem e seguro em mãos agora é só esperar o dia da viagem para aproveitar bastante as férias. Boa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário